INCCAS - Escola de Arte

Arte Infantil

O INCCAS – Escola de Arte é reconhecido pela reputação e sucesso dos seus Cursos de Desenhosite importante. Com o objetivo de introduzir aos mais novos ao universo do Desenho, de maneira lúdica e divertida, respeitando o imaginário infantil,  a Arte Infantil têm obtido ótimos resultados, registrando o entusiamo da garotada.

Prof. Verônica Jorge

A palavra da professora

“Toda criança precisa crescer à sombra da Arte, para poder ter a oportunidade de potencializar sua habilidades e se descobrir como ser humano bem adaptado e feliz.”

Nível [01]

Arte Infantil

Analfagrafico é o nome que se dá a uma pessoa que não sabe Desenhar. O Curso de Arte Infantil, do INCCAS, introduz as crianças nesse universo rico e transformador.

Verônica Jorge

Entre os 7 e 11 anos os alunos serão introduzidos na linguagem visual. Dos nossos sentidos, os olhos são o que tem a maior quantidade de neurônios envolvidos. Daí a importância de se ter uma Educação Visual, exercitar nosso cérebro, com a intenção de desenvolver nossas capacidades sensitivas e cognitivas.

– Estudo e utilização de Elementos da Linguagem Visual, para a criação de desenhos, Colagens, Modelagens
– Exploração de Grafismos, propondo repetições de imagens, criando um mapa mental gráfico.
– Estimular a coordenação motora, a criatividade com o uso de materiais diversos
– Observação de artistas e suas obras.
– Valorização de suas produções e da produção geral
– Introduzindo o Pensamento Filosófico

– Contribuir com o desenvolvimento da:
– Percepção Visual
– Orientação temporal (começo – meio – fim)
– Orientação espacial (Coordenação Motora– Dimensionamento)
– Organização e planejamento
– Responsabilidade e comprometimento
– Contribuir para o desenvolvimento cognitivo, através de exercícios que elevam a capacidade do cérebro de processar informações.
– Introduzir um pensamento filosófico: reflexões sobre o dia a dia, o ciclo das coisas e nossa própria existência.
– Contribuir no desenvolvimento da capacidade de foco e concentração
– Contribuir no desenvolvimento da capacidade de Associação e Realização.

Todos os alunos matriculados no Curso de Arte Infantil 01, podem ainda beneficiar das seguintes vantagens:

1 – Ter uma página pessoal no site do INCCAS e uma galeria virtual com todos os seus trabalhos;

2 – Possibilidade da participar em Eventos do INCCAS (Exposições, Eventos, Cerimônias, Concursos, Visitas, Etc).

3 – Possibilidade de pertencerem ao grupo dos “Amigos do INCCAS” e se tornarem membro do INCCAS Club;

4 – Ter os sues trabalhos expostos no Galeria de Mérito Virtual do Incas ou em outras Galeria Físicas;

5 – Participar em Concursos de Arte.

Arte Infantil

Desenho para os mais novos

A Arte Infantil é a maneira como introduzimos os menores de 11 anos na linguagem do desenho, pois a criança ainda não tem uma visão realista. É aqui que tudo começa para os pequenos. A Arte Infantil [01] do INCCAS vai iniciar a transformação das crianças em pessoas alfagrafizadas.

Conteúdo Programático

– Desenho estilo Cartoon, personagens do Imaginário Infantil
– Grafismos
– Desenho Expressivo
– Descobrindo as Cores
– Técnicas: Lápis de Cor – Aquarela – Caneta Hidrográfica – Tinta Acrílica – Pastel oleoso
– Descobrindo a Arte
– Filosofando – Me descobrindo e me posicionando!

A quem se destina

Todas as crianças entre os 7 e os 11 anos.

Pré-requsitos

Único pré-requisito: ter entre o mínimo de 7 e o máximo de 11 anos.

Metodologia

Com base na metodologia “Alfagrafia” do Mestre Caio Santos, de maneira lúdica, e respeitando a criatividade e o universo imaginário infantil, as aulas têm momentos bem segmentados e atendimento individual. Cada conceito é tratado individualmente através de explicação oral com auxílio de imagens (video – fotos – experiências – demonstrações – exercícios).

Avaliação

As crianças são avaliadas o tempo todo, a cada desenho finalizado, uma nova apreciação do processo e do resultado. Para os pais, um resumo semestral informa o andamento do processo, que abre espaço para esclarecimento de dúvidas e atualização.